A revolução tecnológica iniciada nos anos 80 trouxe mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Tornou o trabalho menos árduo, diminuiu as distâncias, trouxe comodidade e muito conforto para a sociedade. Na educação possibilitou a troca e o compartilhamento de informações. Disponibilizou os cursos a distância.
Desenvolvimento
Com a explosão da globalização nos tempos atuais, as novas tecnologias trouxeram mudanças significativas para a vida e cotidiano das pessoas. O computador passou a ser utilizado em todas as áreas da sociedade e tornou-se ferramenta essencial para o trabalho, educação e também lazer.
A educação no início ficou a mercê do uso das novas tecnologias, mas aos poucos vem incorporando-as e mudando a realidade neste meio. Ações conjuntas dos governos: federal e estadual, através de programas como PROINFO têm implantado nas escolas da rede pública salas de informática com acesso à internet.
Os programas têm sido importantes, mas não basta, somente, montar salas com computadores modernos e com acesso a internet sem professores capacitados para esta utilização. A situação se torna caótica principalmente nas escolas públicas onde computadores estão em salas fechadas e os alunos não têm acesso a estes, pois faltam professores e profissionais capitados.
O computador é sem dúvida uma ferramenta muito importante no processo do ensino-aprendizagem. O acesso a informação ocorre em tempo real, podemos viajar pela internet e conhecer regiões diversas do planeta sem mesmo sair de casa. Mas por outro lado tem deixado os alunos mais desatentos e despreocupados com o saber.
A tecnologia possibilitou os cursos a distancia, levando a informação e o conhecimento em quase todas as cidades do país. Alguns anos atrás para muitos alunos era impossível cursar uma faculdade. Hoje essa realidade mudou. Vários cursos de graduação e pós-graduação são oferecidos a distancia e com a mesma qualidade do curso presencial.
Podemos perceber que a realidade das nossas escolas ainda está muito longe da qual gostaríamos. Embora o computador esteja disponível nas escolas, ainda é pouco utilizado. Primeiro porque o número de computadores ainda é pequeno para atender a um número elevado de alunos na rede pública. Há muitos professores despreparados para lidar com a tecnologia. Como trabalhar com o computador em sala de aula, com alunos que dominam o computador, sem estar preparado? É uma questão bastante delicada. É preciso capacitar os professores e rever a metodologia do ensino para adequar ao uso das novas tecnologias.
A educação modificou-se com as novas tecnologias e não podemos mais dar aulas como há 20 anos atrás. Os alunos são diferentes, chegam à escola com uma bagagem de informação muito grande, como lidar com essas crianças se o professor não foi preparado para trabalhar com a tecnologia? Este é o grande desafio da educação. As TICs são ferramentas úteis que aliadas ao conhecimento dos professores podem produzir resultados benéficos. Com a tecnologia o professor não é mais o simples detentor da transmissão do saber. O papel do professor é de facilitador, mediador do saber, levando o aluno a construir o seu conhecimento.
Não podemos ser absorvidos pela tecnologia e deixar que o ensino fique superficial.
A tecnologia tem que ser uma ferramenta útil que traga benefícios para a aprendizagem, desperte no aluno o interesse em aprender.
A tecnologia tem que ser uma ferramenta útil que traga benefícios para a aprendizagem, desperte no aluno o interesse em aprender.
Considerações finais
Diante de tantas facilidades que a tecnologia oferece, devemos estar atentos. O computador é apenas uma ferramenta a mais, que traz muitos benefícios. Mas também pode levar o aluno ao comodismo e a superficialidade, deixando de lado o mais importante que é transformar a informação em conhecimento.
FONTE: NETSABER ARTIGOS -TVEBRASIL
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