UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Walter Brandão ÁREA DO CONHECIMENTO : Ciências Naturais e suas Tecnologias
DOCENTE: Eliana Meneses Santos
DISCIPLINA: Ciências Naturais SÉRIE: 3º ano Normal
Ano Letivo 2011 Bimestres | O que os alunos precisam conhecer e saber fazer ao longo do ano letivo (conhecimentos, habilidades, nexos interdisciplinares, materiais didáticos, avaliação) | Procedimentos de Avaliação do aluno | |||
Conteúdos | Habilidades | Interfaces | Materiais didáticos e recursos pedagógicos | ||
Quarto bimestre | O HOMEM COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA(continuação) 1-Extensão das reações: equilíbrio químico; 2-Polímeros naturais e sintéticos; 3- Indústria química: matérias-primas, aspectos ambientais, econômicos e sociais; CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO 4- Modelos e experimentação das ciências naturais; 5-Princípio científico aplicados em procedimentos e produtos: automóvel,foguete, barco,satélite artificial, escada rolante, máquina fotográfica, espelhos, fibra óptica, óculos, telescópio, microscópio, projetor de slides, retroprojetor, elevador, avião a hélice e a jato,submarino, balão, amortecedor, relógio de pêndulo, mação hidráulico, lâmpada incandescente e fluorescente, termostato, chuveiro elétrico, pilha e bateria, galvanômetro,motor elétrico, termômetro, garrafa térmica, máquina térmica, conservação de alimentos, assepsia e esterilização; 6- Tecnologia e ética. | Relacionar a importância social e econômica da eletricidade, dos combustíveis ou recursos minerais, identificando e caracterizando transformações químicas e de energia envolvendo fontes naturais (como petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros 5 tipos de baterias), identificando riscos e possíveis danos decorrentes de sua produção e uso. - Caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas, identificando propriedades, etapas, rendimentos e taxas de sua obtenção e produção; implicações sociais, econômicas e ambientais. | -Livro didático de química do 1º ano biologia do 3º ano; -Apostilas; - Lista de exercícios; - Textos relacionados ao conteúdo; - Quadro; -Pincel; -Data show; - TV pen drive; - Vídeos interativos. - lista de exercícios de revisão para avaliação paralela. | Realização de três avaliações por unidade: sendo uma individual, no valor de 3,0; uma em grupo ou dupla no valor de 2,0 e a última global com os conteúdos mais relevantes da unidade, constando de 10 questões no valor de 5,0. Avaliação paralela semestral. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário